Filme "Pina"

Coloco aqui a minha percepção sobre o filme. Não sei se entendi direto as ideias apresentadas. Por isso, peço desculpa pelos possíveis erros 😓.

A dança como mecanismo de expressão

    O filme "Pina" foi feito em homenagem à falecida dançarina Pina Bausch, que se destacou na dança contemporânea mundial. Ao invés de focar na história de vida dela, o filme foi feito a partir de suas danças. Nesse sentido, diversos dançarinos executaram as coreografias que, provavelmente, foram criadas pela artista.

    Grande parte das apresentações é marcada pela recorrência de sentimentos associados ao amor, à tristeza e à solidão, o que explica o amplo uso de casais. Constatei isso pelos movimentos e pelas expressões faciais dos indivíduos, que, na maior parte do tempo, parecem tensos e em conflito. Notei que as coreográficas contam histórias, isto é, não são descontextualizadas. Não consegui entender muitas das histórias "narradas", porém, é evidente que há sempre algo sendo representado pelos movimentos corporais. 

    Observei, também, o uso de recursos inusitados nas coreografias, como terra, água, cadeiras e pedras. Além disso, percebi uma variedade de cenários. Muitas danças não se passaram no ambiente do palco, mas em ambientes incomuns, como uma indústria. Algumas ocorreram, inclusive, ao ar livre, em ruas.  

Ponto positivo: apesar de não gostar desse estilo de dança, confesso que os dançarinos são muito habilidosos! Eles conseguem expressar sentimentos íntimos por meio da dança. Conseguem descrever objetos, situações e palavras utilizando o próprio corpo. 

Ponto negativo: senti falta de temáticas mais alegres e calmas. Todas as danças (na minha visão) são muito tensas e/ou tristes. Isso não é um problema em si. A questão é que não vi nenhuma dança mais "leve". Senti falta disso... Existem diversos sentimentos positivos que poderiam ser explorados também.








Comentários