Universo Gráfico: Pares de Design(ers)

Construtivismo russo

    O construtivismo russo é uma vanguarda artística que se desenvolveu no contexto da ascensão do poder soviético, no século XX. Esse movimento envolveu, sobretudo, as áreas da pintura, fotografia, escultura, arquitetura e das artes gráficas.

    Influenciado por outras vanguardas, como o futurismo, cubismo e dadaísmo, o construtivismo russo se afastou na arte dos museus e buscou se aproximar do cotidiano das pessoas, apresentando, em grande parte, temas relacionados ao trabalho (principalmente o trabalho operário), à vida cotidiana e à política. O resultado foi uma arte engajada e com função social, a qual não se prendia no ponto de vista da estética e da contemplação. É válido ressaltar que muitos artistas dessa vanguarda eram ideologicamente alinhados ao governo socialista, o que foi evidente em diversas obras. 

    Observa-se, também, que esse movimento era marcado por ideais da racionalidade científica, da tecnologia e da indústria. Além disso buscava técnicas e objetos inovadores na confecção da arte.

El Lissitzky foi um artista marcante do concretismo russo, o qual se destacou na criação de propagandas para a União Soviética. Aqui estão algumas obras marcantes dele:

1

Analisando essa obra, que, possivelmente, é uma propaganda da União Soviética, observa-se que ela possui estratégias gráficas voltadas à transmissão de uma mensagem de forma clara e rápida. 

- A hierarquia no texto está expressa em letras de tamanho variado. Pode-se dar destaque para o crescimento progressivo das letras na parte inferior da propaganda. Nota-se que elas crescem junto ao aumento da altura do plano de fundo vermelho.

- Nota-se uma correspondência na direção em que os elementos da imagem estão dispostos. Os olhos dos indivíduos, o canhão, o avião e, até mesmo, o próprio plano de fundo vermelho estão todos voltados á mesma direção (à direita). É válido ressaltar que essa disposição dos elementos voltados ao mesmo lado sugere também uma ideia de movimento e de uma mobilização com objetivo comum.

- Cores: as cores vermelha, preta e cinza remetem à temática da União Soviética, o que faz muito sentido considerando o contexto em que foi feita a imagem. Observa-se, também, que a escolha do fundo vermelho com as letras brancas na frente foi inteligente, pois criou contraste facilitando a leitura.

- Camadas: há cinco camadas principais (cidade no fundo, camada dos textos, homem e mulher, avião, canhão). Cada elemento está em um plano diferente. 

- Equilíbrio: a disposição dos elementos cria um bom equilíbrio, de modo que não há um "peso" maior em nenhum lado da imagem. Ao passo que os indivíduos estão à esquerda, o avião e o canhão estão à direita, de modo a balancear a quantidade de elementos nos dois lados.

Observa-se, novamente, o uso de cores da União Soviética e o intuito persuasivo da propaganda. Destaca-se alguns elementos, como a ideia de profundidade criada pela superposição de camadas, o uso de fontes claras e bem legíveis e o destaque maior das palavras que estão em tom vermelho. Além disso, a união das duas faces - que compartilham um mesmo olho - é um aspecto marcante (e estranho, na minha opinião), que cria uma ideia de união entre os indivíduos. Um último aspecto a ser ressaltado é o jogo de luz e sombra na parte inferior da imagem, o qual sugere a presença de iluminação solar.


Essas três imagens apresentam, como destaque, um aspecto comum: o uso amplo de formas regulares e geométricas. Além disso, enaltecem a União Soviética.

- Na primeira imagem, observamos um soldado que é rodeado de palavras. Essas foram escritas com tons fortes e com uma fonte que torna a leitura bem clara. Um elemento interessante é a ampla rigidez na disposição dos elementos da imagem.

- A segunda imagem mescla a sigla CCCP (URSS) com o corpo de indivíduos, o que é interessante considerando o seu provável carácter de propaganda do governo. Gostei da maneira como o designer deu destaque às primeiras letras de cada palavra da sigla na parte inferior da imagem. É válido ressaltar, também, que a posição inclinada das pernas e das bandeiras sugere um movimento. 

Outros



(destaco a hierarquia entre as palavras que compõem essa imagem. O tamanho diferenciado das letras favoreceu esse processo).


Estética tropicalista

    O Tropicalismo veio em 1968 propondo uma mistura geral entre a música brasileira e a música estrangeira. Ocorreu uma verdadeira fusão de diferentes estilos.

- Esse movimento era caracterizo pelo excesso: roupas coloridas e cabelos compridos.

Rogério Duarte é um artista gráfico, músico, compositor, professor e poeta, que, além de cartazes de filmes, criou as capas de discos do movimento tropicalista. Produziu também capas de outros importantes artistas do MPB. Aqui estão alguns de seus trabalhos:

 1


 Essa imagem (que é um cartaz de filme) é marcada pelos seguintes aspectos:

- Divisão em três planos: o plano na frente corresponde à parte inferior, o plano intermediário está no meio da imagem, e o plano de trás está na parte superior. Essa distribuição cria uma sensação de profundidade, que é reforçada pela diferença no tamanho dos indivíduos.
- Hierarquia das palavras: há claramente um destaque no título, que está com letra maior e em caixa alta. 
- Distribuição triangular das imagens humanas: isso foi feito de modo a reforçar o "afastamento" da rua em relação à visão de quem observa a imagem. Resumindo, essa disposição reforça a existência de profundidade. 
- Diferença de escalas na construção de uma narrativa.
- Constaste do preto e do branco em relação ao laranja.
- Simetria das palavras nos textos laterais.

2

Essas imagem também um cartaz de filme.

- Uso de cores quentes (vermelho e amarelo), que remetem ao termo "diabo".
- Uso de camadas, que criam profundidade na imagem. Exemplo: o imagem do "sol" está na frente do homem.
- Questão rítmica e simetria dos raios de sol: a curvatura e a disposição dos raios solares, traz uma ideia de movimento giratório. 
- Confusão no texto superior: isso é um aspecto negativo (opinião própria). Sinto que a leitura do texto na parte superior da imagem foi prejudicada pela disposição confusa das palavras (opinião própria novamente).

3


Essa é a imagem de um álbum do Gilberto Gil

- Cores muito vibrantes.
- Oposição da simetria das imagens humanas e das linhas verdes e amarelas em relação à assimetria da nuvem vermelha e branca.
- Ritmo do nome "Gilberto Gil" e das linhas: há certo padrão nas linhas e o nome "Gilberto Gil" encontra-se inclinado, formando um semicírculo.
- Diagramação através da tripartição da imagem: parte superior com linhas, parte intermediária com as figuras humanas, parte inferior com o nome do indivíduo.

4


 Essa imagem está em um álbum do Caetano Veloso.

- Equilíbrio nos desenhos e nas cores: as cores combinam bem e os desenhos estão dispostos de uma forma que não "pesa" excessivamente nenhum dos lados da imagem.
- Aleatoriedade: há figuras variadas que não apresentam uma relação direta uma com a outra.
- Imagem central confusa/ deslocada: a figura central está meio "jogada" na imagem, pois a tonalidade e o estilo da foto são destoantes em relação ao resto da imagem.







Comentários