Universo Gráfico: Pares de Design(ers)
Construtivismo russo
O construtivismo russo é uma vanguarda artística que se desenvolveu no contexto da ascensão do poder soviético, no século XX. Esse movimento envolveu, sobretudo, as áreas da pintura, fotografia, escultura, arquitetura e das artes gráficas.
Influenciado por outras vanguardas, como o futurismo, cubismo e dadaísmo, o construtivismo russo se afastou na arte dos museus e buscou se aproximar do cotidiano das pessoas, apresentando, em grande parte, temas relacionados ao trabalho (principalmente o trabalho operário), à vida cotidiana e à política. O resultado foi uma arte engajada e com função social, a qual não se prendia no ponto de vista da estética e da contemplação. É válido ressaltar que muitos artistas dessa vanguarda eram ideologicamente alinhados ao governo socialista, o que foi evidente em diversas obras.
Observa-se, também, que esse movimento era marcado por ideais da racionalidade científica, da tecnologia e da indústria. Além disso buscava técnicas e objetos inovadores na confecção da arte.
El Lissitzky foi um artista marcante do concretismo russo, o qual se destacou na criação de propagandas para a União Soviética. Aqui estão algumas obras marcantes dele:
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Analisando essa obra, que, possivelmente, é uma propaganda da União Soviética, observa-se que ela possui estratégias gráficas voltadas à transmissão de uma mensagem de forma clara e rápida.
- A hierarquia no texto está expressa em letras de tamanho variado. Pode-se dar destaque para o crescimento progressivo das letras na parte inferior da propaganda. Nota-se que elas crescem junto ao aumento da altura do plano de fundo vermelho.
- Nota-se uma correspondência na direção em que os elementos da imagem estão dispostos. Os olhos dos indivíduos, o canhão, o avião e, até mesmo, o próprio plano de fundo vermelho estão todos voltados á mesma direção (à direita). É válido ressaltar que essa disposição dos elementos voltados ao mesmo lado sugere também uma ideia de movimento e de uma mobilização com objetivo comum.
- Cores: as cores vermelha, preta e cinza remetem à temática da União Soviética, o que faz muito sentido considerando o contexto em que foi feita a imagem. Observa-se, também, que a escolha do fundo vermelho com as letras brancas na frente foi inteligente, pois criou contraste facilitando a leitura.
- Camadas: há cinco camadas principais (cidade no fundo, camada dos textos, homem e mulher, avião, canhão). Cada elemento está em um plano diferente.
- Equilíbrio: a disposição dos elementos cria um bom equilíbrio, de modo que não há um "peso" maior em nenhum lado da imagem. Ao passo que os indivíduos estão à esquerda, o avião e o canhão estão à direita, de modo a balancear a quantidade de elementos nos dois lados.
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Observa-se, novamente, o uso de cores da União Soviética e o intuito persuasivo da propaganda. Destaca-se alguns elementos, como a ideia de profundidade criada pela superposição de camadas, o uso de fontes claras e bem legíveis e o destaque maior das palavras que estão em tom vermelho. Além disso, a união das duas faces - que compartilham um mesmo olho - é um aspecto marcante (e estranho, na minha opinião), que cria uma ideia de união entre os indivíduos. Um último aspecto a ser ressaltado é o jogo de luz e sombra na parte inferior da imagem, o qual sugere a presença de iluminação solar.
Essas três imagens apresentam, como destaque, um aspecto comum: o uso amplo de formas regulares e geométricas. Além disso, enaltecem a União Soviética.
- Na primeira imagem, observamos um soldado que é rodeado de palavras. Essas foram escritas com tons fortes e com uma fonte que torna a leitura bem clara. Um elemento interessante é a ampla rigidez na disposição dos elementos da imagem.
- A segunda imagem mescla a sigla CCCP (URSS) com o corpo de indivíduos, o que é interessante considerando o seu provável carácter de propaganda do governo. Gostei da maneira como o designer deu destaque às primeiras letras de cada palavra da sigla na parte inferior da imagem. É válido ressaltar, também, que a posição inclinada das pernas e das bandeiras sugere um movimento.
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