Design: Obstáculo para a Remoção de Obstáculos? de Vilém Flusser
Admito que não entendi direito o texto do Flusser. Na verdade, não sei se interpretei corretamente as ideias. Peço desculpas pelos prováveis erros. Escrevi o que entendi, mas deve estar errado 😅.
No texto "Obstáculos para a remoção de obstáculos", Flusser indica a existência dos "objetos de uso", que são usados para afastar outros objetos do caminho. Segundo o filósofos, nós criamos esses objetos para vencer obstáculos, porém esses objetos acabaram se tornando obstáculos também, visto que necessitamos deles para prosseguir e eles estão sempre no caminho.
Os "objetos de uso" foram criados por pessoas que nos precederam, sendo designs necessários ao nosso progresso, embora também possam obstruir o nosso avanço (um paradoxo).
Como configurar projetos de modo que eles ajudem os meus sucessores a prosseguir e não sejam obstruções tão fortes no caminho deles? Essa pergunta é lançada por Flusser no texto. A solução para o problema seria criar projetos em que os aspectos comunicativos e dialógicos sejam mais enfatizados do que o espectro objetivo (não sei o que isso quer dizer exatamente).
Flusser indica que a nossa cultura está impregnada de objetos, cujos designs foram feitos irresponsavelmente, com a atenção voltada apenas ao objeto em si. O ato criativo é visto como retrocesso nesse contexto de progresso científico e técnico que vivemos no mundo.
Minhas interpretações
Provavelmente entendi tudo errado 😔. Mas aqui estão as minhas 2 interpretações sobre o texto:
1) Flusser indica que criamos objetos para remover obstáculos do caminho, sendo que esses obstáculos são também objetos. Acredito que o filósofo se refere ao fato de que criamos objetos para combater problemas criados por outros objetos. Vivemos em um mundo em que as pessoas criam objetos sem medir os efeitos deles.
Ex: criamos a arma para nos defendermos do perigo. Porém, com o tempo a arma vira algo que bloqueia a nossa segurança (assalto a mão armada, tráfico, guerras, etc). Para gerar segurança, criamos novas armas e novos equipamentos de segurança (alarmes, vidros a prova de bala, armas mais fortes, mísseis, etc). E tudo se repete...
2) Outra interpretação está associada ao lixo criado pelos objetos descartados. Compramos algo que nos serve agora, mas no futuro o objeto perde a sua funcionalidade. Assim, surge o lixo, que é, de certa forma, um obstáculo...
Comentários
Postar um comentário