Intervenções sobre o Percurso
Praça 7 de Setembro:
A Praça 7 de Setembro apresenta o famoso Pirulito da Praça 7, monumento em homenagem á independência do Brasil. O local se destaca por ter se tornado um ponto de encontro na cidade, o qual recebe, por exemplo, manifestações políticas e comemorações. Há, porém, um problema: a falta de acesso ao pedestre, visto que a área de circulação em torno do monumento é mínima. Em benefício do trânsito de carros, as avenidas ocuparam o antigo espaço antes garantido aos pedestres. Assim, a praça se tornou menos proveitosa.
Alterações:
Ampliamos a praça com o objetivo de permitir o uso cotidiano dela pelas pessoas. Além disso, realizamos um túnel de modo a evitar que os carros prejudiquem a segurança do local.
Calçadão da rua Rio de Janeiro:
O calçadão da Rua Rio de Janeiro é um importante local de passagem. Além disso, recebe comerciantes informais de rua. Embora possua interessantes plataformas, que servem, eventualmente, como assento e apoio de objetos, o local sofre de desorganização. As plataformas estão dispostas de forma desorganizada e a circulação dos pedestres é muito concentrada em um dos lados da calçada.
Alterações:
Criamos plataformas mais inteligentes, dispostas de modo estratégico. Criamos também formas dotadas de polivalência, que permitem a livre interpretação pelo usuário. Por fim, fizemos uma espécie de plataforma elevada, que pode servir, por exemplo, como palco de realizações culturais (dança, música, etc).
Edifício Sulacap:
O edifício é um conjunto arquitetônico que está localizado na Avenida Afonso Pena, na área central da cidade de Belo Horizonte. Construído com uma praça entre as duas edificações, a ideia inicial desta era a de emoldurar o Viaduto de Santa Teresa e criar um espaço de convívio no centro da cidade, mas infelizmente, na década de 1970, esse espaço se transformou com a construção de uma edificação.
Alterações:
Criamos um novo edifício no local entre os dois prédios. A nova edificação consiste em um um prédio baixo, sobre o qual foi feita uma espécie de praça. Além de servir como praça, a porção superior é, também, uma passagem para pedestres e um ponto de restaurantes e lojas. A ideia era usar a ideia de polivalência com a criação de um ordenamento básico capaz de acomodar diferentes usos. O local também recebe grafites na fachada, com o fito de envolver a participação do artista de rua.
Comentários
Postar um comentário